Como sabemos, a Síndrome do Túnel do Carpotem como sintomas o formigamento nas mãos, sobretudo à noite, perda de força para segurar objetos e a redução da sensibilidade dos dedos polegar, indicador e médio.


Apesar do receio do paciente em operar a síndrome do túnel do carpo, há uma alternativa ao tratamento cirúrgico convencional da síndrome do túnel do carpo, que se mostra menos invasiva: Tratamento Endoscópico da Síndrome do Túnel do Carpo



O que é a cirurgia menos invasiva para a Síndrome do Túnel do Carpo?


Denominada Liberação Endoscópica da Síndrome do Túnel do Carpo, a cirurgia acontece com uma incisão menor do que a realizada na forma convencional da cirurgia da Síndrome do Túnel do Carpo e conta com um dispositivo pequeno, que é inserido dentro do túnel do carpo, guiado por uma câmera, para o tratamento.



Qual o tamanho e localização da incisão?


A incisão para a liberação endoscópica da Síndrome do Túnel do Carpo é feita no punho, com um tamanho estimado entre 1-1,5cm.



A recuperação é mais rápida?


Em comparação com a cirurgia convencional da Síndrome do Túnel do Carpo, a cirurgia minimamente invasiva da Síndrome do Túnel do Carpo é mais rápida pela menor dissecção dos tecidos, o que reduz o nível de agressão.




Em quanto tempo posso retornar ao trabalho após a cirurgia endoscópica da síndrome do túnel do carpo?


Nos trabalhos em que não se exige força da mão, como levantar, empurrar ou empunhar objetos o retorno pode ser estimado em 15 dias.


A recuperação doi menos que a forma convencional?


Por ter uma incisão menor, localizada fora da área de contato da palma da mão e com menor dissecção dos tecidos a cirurgia tende a causar menor dor pós-operatória.



A cirurgia menos invasiva da Síndrome do Túnel do Carpo é mais estética?


Sim. A incisão, estando localizada no punho e sendo menor, tende a ser menos perceptível e cicatrizar com menos tensão em comparação com a utilizada na forma convencional da Síndrome do Túnel do Carpo.



A cirurgia menos invasiva tem menos complicações da ferida?


Havendo menor trauma cirúrgico, a cirurgia endoscópica tende a reduzir as complicações como aderências ou formação de cicatrizes hipertróficas. Mas, como toda cirurgia, tem seus riscos. Por isso é essencial discuti-los com seu cirurgião.